Mostra Didática




1 CONHECENDO O ALUNOS ATRAVÉS DE SEUS SONHOS: UMA PROPOSTA MOTIVACIONAL E SIGNIFICATIVA

Ronniesley do Nascimento Sousa
Mariano George Sousa Vieira

Qual o sonho do meu aluno? Qual o contexto social em que ele vive? Será que ele sabe em que contexto social está? Essas são perguntas que o professor pode fazer e, nos alunos, procurar as respostas de acordo com suas particularidades. É importante que o professor se torne companheiro na jornada de realização dos sonhos de seu aluno ajudando a tornar o conhecimento, mais importante na sua vida através de uma relação de amizade e confiança em sala de aula para que o professor possa ajudá-lo nessa longa jornada. Segundo Ausubel, a aprendizagem significativa no processo de ensino aprendizagem necessita fazer algum sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes em sua estrutura cognitiva. Sem a aprendizagem significativa, o aluno aprende para passar nas provas, mas este conhecimento não se perpetua até a virada de esquina na saída da escola. No contexto em sala de aula, o professor é o meio por onde o aluno pode obter os significados. Significados estes referentes aos conhecimentos que estão contidos nos livros que devem ser associados aos conhecimentos contidos na mente do aluno e quem sabe, em seus sonhos. O aluno precisa dialogar, interagir com colegas, com o professor, conversar, trocar informações, o que torna a presença de um professor mediador do processo ensino-aprendizagem imprescindível. Além disso quanto mais um professor tem a oportunidade de conhecer seu aluno, mais fácil será seu trabalho para encontrar os devidos significados nos conteúdos que o atingirão em cheio, algo que pode ser alcançado pela  dinâmica dos sonhos, na qual o professor distribui balões aos alunos e pede a eles, que escreva em um papel um sonho que possa ser compartilhado com os colegas relacionado ao curso de química. O papel é introduzido no balão e então todos os balões são misturados em sala. Cada aluno escolhe aleatoriamente um balão e compartilha para a turma o sonho de alguém.  A sala de aula é um sistema heterogêneo com alunos de pensamentos, sonhos e formas de aprendizagem diferentes, cabendo ao professor administrar essas diferenças, encontrando na didática elementos pedagógicos isso. Segundo Libânio, a didática propicia o estudo crítico através da problematização, contestação e identificação de aspectos positivos e negativos dos elementos presentes na prática pedagógica (professor, aluno, conhecimento, objetivos, metodologia, recursos) e interação com a sociedades.

Palavras-chave: Dialogo. Companheiro. Significado. Aluno. Professor.



2 DESCONTAMINAÇÃO DA ÁGUA POR ELETROFLOCULAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA  

Antônio Mario Pereira Galvão
Carlito Costa de Moura
Francisco Dheyson de Quadro Carvalho
Cristiane Lima de Menezes
Mariano George Sousa Vieira

RESUMO: Aprendizagem significativa é aquela em que o professor promove aos alunos o incentivo de buscar o conhecimento de forma não arbitrária, considerando que os alunos já chegam em sua sala de aula com uma carga de conhecimentos e que esses devem servir de âncora para os novos. Logo, aprender de forma significativa não se trata de uma abordagem temática isolada, na qual os alunos pesquisem de uma única fonte, e sim aquela onde, de forma interativa, estes são capazes de aprender em conjunto, com as mais diversas fontes de pesquisas. Na busca pelo saber, o professor tem o papel de incentivar e de propor perguntas em que somente com pesquisa e discussão serão alcançadas as respostas. Considera-se que este tipo de aprendizagem seja mais eficaz com relação a aprendizagem mecânica usada de forma mais abrangente em nosso sistema de ensino atual. Este trabalho tem como objetivo principal mostrar que o conteúdo de eletroquímica abordado na físico-química do ensino médio pode ser introduzido através de um experimento simples. O experimento trazido neste trabalho se baseia no tratamento da água pela retirada de resíduos, utilizando o método eletrofloculação, atividade essa voltada para a abordagem do assunto de eletroquímica no ensino médio. Por meio desta atividade os alunos irão trabalhar conceitos fundamentais, como: conceito de nox, reações de oxidação e redução, composição e funcionamento de uma célula eletrolítica, bem como ideias associadas à química ambiental e educação ambiental. Sugerimos uma abordagem dinâmica e investigativa levando em conta que este experimento poderá levar a um debate maior, onde se estuda um termo que caracteriza o contexto atual, “a contaminação da água pelos resíduos gerados e descartados pelos seres humanos de forma incorreta no meio ambiente’’. Essa abordagem mais prática mostra que o aluno é capaz de se envolver em experimentos propostos pelo professor e através deles buscar respostas para as perguntas relacionadas à atividade. Estudos que relacionam sequências didáticas usadas no ensino de química e aprendizagem significativa, mostram que apesar de demandar mais tempo de aula e exigir maior planejamento por parte do docente, o ensino significativo por descoberta torna facilitado a posteriori o trabalho do professor, tendo em vista que os alunos foram capazes de absorver de modo mais consistente o conteúdo trabalhado.


Palavras-chave: Ensino de Química. Experimentação. Aprendizagem significativa. Eletroquímica.



3 MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS: INSERINDO A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO CONTEXTO DE SALA DE AULA

Amanda da Silva Gomes
Karollyne Ibiapina Araújo e Silva
Luzia Rayllem Lopes Sousa
Willian do Nascimento Silva
Mariano George Sousa Vieira

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de metodologias pedagógicas aplicáveis no ensino de química direcionados aos alunos do ensino médio. Tendo como propósito que se pretende alcançar à aprendizagem significativa. No estudo em desenvolvimento, consiste em planejar e desenvolver uma aula expositiva construtivista que seja possível a construção da aprendizagem significativa, que segundo o psicólogo cognitivista David Joseph Ausubel, formulou a teoria da aprendizagem significativa que prioriza como conceito central o processo pelo qual uma nova informação se relaciona, com os conhecimentos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do aluno. Diante disso, é possível submeter em sala de aula, materiais didáticos utilizados no cotidiano de todos, com finalidade de propor uma aula teórico-prática ao aluno sobre misturas para que seja possível desenvolver o aprendizado e expor a curiosidade fundamentado por questionamentos durante a apresentação. Com base nos experimentos que serão usados materiais como, água, óleo, sal de cozinha, areia, açúcar, café, dentre outros similares, que ao serem misturados, despertarão a curiosidade do aluno que irão, por investigação, propor a classificação dos sistemas obtidos e as possíveis formas de separá-los. Após a aula, um questionário diagnóstico será respondido pelos alunos com o objetivo de verificar o aprendizado e se houve um aumento do interesse em estudar química. Essa estratégia visa ao professor uma forma diferenciada na elaboração de metodologias e conteúdos significativos favorecendo ainda ao aluno, um aumento na capacidade investigativa e de interpretação dos fenômenos que o cercam.

Palavras-chave: Metodologias pedagógicas. Aula expositiva construtivista. Aprendizagem significativa. Materiais didáticos.


4 NOVAS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA

Amanda Camelo Fontenele
Beatriz Pereira Galvão
José Adriano de Sousa
Maria de Lima Gomes
Mariano George Sousa Vieira

O objetivo deste estudo é trabalhar o assunto funções orgânicas de maneira significativa através de paródias, de forma a tornar a disciplina mais atrativa tanto para os alunos quanto para os professores. O método utilizado pela maioria dos professores no ensino da química é mecânico, pelo fato de muitos docentes estarem focados apenas nas aulas expositivas, o que pode levar a um desinteresse por parte dos alunos e consequentemente também descontentamento do professor. São necessárias estratégias, procedimentos, práticas, para aprimorar o conhecimento teórico, favorecendo assim a aprendizagem dos alunos. É importante que possamos conhecer os saberes da prática e da experiência do educador, estimulando os alunos a terem novos anseios sobre os estudos. Podem ser utilizadas como práticas, os seminários, trabalhos em grupo, experiências com exemplos do cotidiano, fazendo com que o aluno participe cada vez mais durante as aulas. A aprendizagem significativa de David P. Ausubel relaciona os conhecimentos prévios do indivíduo, para que ao receber novas informações, ele possa reconfigurar transformando-as assim em novas ideias. Sendo assim os alunos que iniciam na disciplina de química, principalmente no ensino médio precisam ser motivados a mudar seu jeito de entender a disciplina. Práticas significativas não consistem apenas no ato de decorar, mas em formas de fixar o conteúdo através da ação dos subsunçores propostos por Ausubel, ou seja aproveitando-se de conhecimentos já existentes do aluno, levando a uma melhoria em sua aprendizagem. O presente trabalho traz uma sugestão de aula usando uma paródia sobre funções orgânicas, usando a música como gerador de aprendizagem significativa. A partir das estrofes da música serão apresentadas funções orgânicas e os compostos que formam cada uma, complementando com demonstrações visuais através de imagens para assim identificar melhor os compostos que compõem cada função.

Palavras- chave: Ensino de Química. Aprendizado. Práticas Significativas.


5 O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Apoliana dos Santos Portela
Bruna Conceição Pereira dos Santos
Francisca Vanessa Ribeiro do Nascimento
Maria da Conceição Ferreira Silva
Natália Ayres

O presente trabalho tem o objetivo de apontar algumas contribuições para o ensino de ciências na Educação Infantil. Para tanto, recorremos, fundamentalmente, ao livro Ensinando Ciências na Educação Infantil, de Alessandra Arce, Debora Silva e Michele Varotto (2011). As autoras, ao tomarem como referência a Psicologia Histórico-Cultural, defendem a importância de ensinar ciências para as crianças menores de cinco anos. Por meio da curiosidade e da atividade investigativa, a criança pode desenvolver uma visão científica do mundo ao seu redor. As educadoras e os educadores da educação infantil cumprem tarefa essencial nesse processo, ao mediar a apropriação dos conhecimentos científicos. Essa perspectiva perpassa toda a exposição, dividida em três momentos, seguindo a elaboração das autoras. No primeiro, abordaremos o desenvolvimento da criança menor de cinco anos, a partir da Psicologia Histórico-Cultural, com ênfase nas funções psicológicas da atenção, percepção, memória e fala. No segundo, destacamos a relação entre o desenvolvimento da imaginação e da criação na criança pequena e o ensino de ciências para a educação infantil. No terceiro e último momento, discutimos as possibilidades para o ensino de ciências na educação infantil, destacando alguns exemplos de aulas e de experimentos propostos pelas autoras.

Palavras-chave: Ciências. Ensino. Educação Infantil. Desenvolvimento. Psicologia Histórico-Cultural.



6 VIVÊNCIAS EM LABORATÓRIO: ANÁLISE DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Joselândia Oliveira Ferreira
Ana Rita Nogueira Pereira
Miliana de Lima Vieira
Andressa Miranda de Oliveira

A disciplina de Química possui forte característica na parte experimental, da qual disponibiliza para o educando um leque de oportunidades que o faz pensar de forma intrigante e investigativa dentro do mundo científico, do porquê as coisas acontecem, e qual sua real importância em nossas vidas. O presente trabalho tem por ambição, apresentar de forma acadêmica a alteração na gasolina, mostrando o porquê da existência da mistura gasolina e etanol, qual o problema que o excesso de álcool pode ocasionar no automóvel e o processo feito para descobrirmos a porcentagem de etanol neste combustível. As etapas de realização desse projeto são: recolher amostras de n postos de combustíveis da região; fazer análise com uso de proveta, solução aquosa de cloreto de sódio e por fim, verificar o teor de álcool no combustível fóssil; abordar sua importância e fatores que implicam nesta utilização. O estudo, explicita uma forma alternativa de mostrar conteúdos de química ideologicamente complicados, envolvendo desde ligações químicas, cálculos, há separações de misturas. E em vista, que futuros profissionais entraram no mercado, a prática do conteúdo visto na teoria é uma das formas de instigar o aprendizado de química e deixar claro a aplicação dela no dia a dia, tornando-a comum e de fácil compreensão. Nas proporções corretas, o álcool é necessário para fazer o papel de antidetonante, o próprio nome já diz, eles impedem a detonação ou combustão da gasolina antes da hora certa, que é quando a vela do motor de combustão interna de quatro tempos solta a faísca. Antes disso, ela está sendo comprimida e o antidetonante “ajuda” a gasolina a não explodir durante essa compressão; o que acarretaria em menor potência para o motor. Contudo, nos níveis elevados, ocasionam a corrosividade do sistema de injeção eletrônica e outros problemas de durabilidade. Com esse simples experimento, podemos verificar como as substâncias reagem entre si, interação entre a polaridade das moléculas, dentre outros. Todo esse processo de compreensão fornece aos envolvidos - principalmente aos professores - uma forma prática de repassar esse conteúdo, já que pela simplicidade da experiência é possível fazer esse processo em laboratório juntamente com os alunos. Além da grande proporção de conhecimento na Química, o teste envolve cálculos matemáticos, o qual fornece uma importante contribuição para seu aprendizado.

Palavras-chave: Combustível. Polaridade. Solução.





Normas

A I Mostra Didática, intitulada de “Ensino, interdisciplinaridade e inclusão”, é uma atividade realizada no âmbito da Semana da Química, que tem como objetivo divulgar trabalhos de docentes e discentes voltados para o desenvolvimento de materiais didáticos e estratégias de ensino da Química. Esse evento será realizado no dia 19/06, das 15:30 às 17:30, no campus de Ubajara, segundo dia da I Semana de Química.

Para participar da I Mostra Didática da Química, professores e alunos da Rede Básica de Ensino e do Ensino Superior deverão enviar suas propostas de trabalhos relacionadas com a temática da Mostra para o e-mail trabalhos.squimicaifceubajara@gmail.com, até 01 de junho de 2018. A proposta de trabalho poderá contemplar até cinco autores. O proponente que submeter a proposta de trabalho deverá ser o responsável pela exposição no dia, bem como indicar os outros colaboradores. Os trabalhos apresentados são de responsabilidade de seus autores.

A Comissão Científica do Evento avaliará as propostas de trabalhos, reservando o direito de julgar, aprovar ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados. Após a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o resultado será informado por e-mail (verifique sua pasta de SPAM) ao autor correspondente (aquele que submete o trabalho) e disponibilizado no site. A divulgação dos aprovados ocorrerá no dia 31/05/2018.

Obs: Não serão oferecidas ajuda de custo, transporte, hospedagens e alimentação para os proponentes de propostas aprovadas.


Resumo de apresentação da proposta:

Os interessados deverão enviar um resumo da proposta, seguindo o template abaixo.

Eventuais dúvidas e omissões serão resolvidas pela Comissão Organizadora.

Contato: sqifceubajara@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário